Algumas coisas aleatórias sobre a Sony…

Ultimamente tem acontecido várias coisas no universo Sony que eu realmente queria comentar mas seriam posts muito curtinhos e sem graça. Então resolvi juntar tudo num post só e comentar de uma vez tudo que anda entalado na minha garganta :) .

Não é propaganda gratuita não, e só para não deixar o post sem graça

As três primeiras são sobre o NGP, ou mais popularmente conhecido como PSP2, que eu falei no post anterior. A primeira é um complemento do post já citado, porque esqueci de comentar sobre do serviço “Playstation Suite”, que permitirá rodar jogos do Playstation original em QUALQUER smartphone com Android. Esses jogos seriam vendidos no Android Market de maneira similar que já ocorre na PSN, e a Sony ofereciria um toolkit para portar os jogos para a plataforma (também poderiam ser criados jogos novos usando a mesma ferramenta). Apesar do PSPhone continuar ridículo (e agora ele tem um nome, Xperia Play, e até um hands on já), um celular com teclas dedicadas para jogos no futuro pode virar algo muito mais interessante.

O antigo PSPhone, Xperia Play

O próximo ponto é que talvez usar o NGP como smartphone não seja uma ideia tão absurda assim. A tela realmente parece ser sensível ao toque (veja o vídeo abaixo), então transformar o NGP em um smartphone não seria tão difícil assim (hardware ele já tem). É (um pouco) menos pior que um N-Gage, se bem que pelo tamanho eu ainda acho que as pessoas normais vão preferir um smartphone separado.

O último ponto sobre o NGP que eu gostaria de falar é sobre o atual poder do dito-cujo. Em alguns lugares foi comentado que o hardware do NGP vai ser ultrapassado rapidamente pelos smartphones e não vai chegar ao nível do PS3.

De fato, usar um hardware “comum” ao invés de hardware especializado (no PSP original, a Sony encomendou uma CPU MIPS exclusiva para o console; idem para a GPU) pode significar uma obsolência mais rápida. Com o avançado atual nos smartphones, dual-core esse ano será uma regra em tops de linha e em 2012 ou menos no final desse ano ARMs quad-cores já serão realidades também nos smartphones (isso se o mundo não acabar antes, claro).

Mas a vantagem de consoles são que eles de dedicados a jogos. O PS2 apresentou seus jogos mais bonitos no final da sua vida (quem se lembra de Black?), o PS3/Xbox 360 continuam tendo jogos cada vez mais caprichados graficamente. Num console, além do hardware estático (que permite que os programadores descubram “truques” e melhorem cada vez mais as engines), temos acesso a baixo nível de hardware e a APIs que não temos num smartphone. Nos smartphones, a grande variadade de modelos faz com que as produtoras tenham que nivelar por baixo, além dos investimentos serem naturalmente mais baixos porque o retorno nem sempre é garantido. TL;DR, o NGP com certeza oferecerá gráficos melhores que os smartphones por muito tempo (ou melhor dizendo, “tempo suficiente”).

Se ele vai ter poder para igualar ou bater um PS3, isso realmente é difícil de saber. Mas o fato de ter que renderizar em uma resolução fixa (e menor) que um console como o PS3 e o fato da tela ser pequena comparada com uma TV de LCD deixa os produtores livres para usarem de algumas “sacanagens” para os jogos parecerem melhor que realmente são. E saiu mais um rumor interessante, que o NGP usaria a mesma GPU do iPhone 5/iPad 2, só que com o dobro de núcleos (o da maçã tem dois, faça as contas) e seria equivalente ao Xbox original. É realmente, esperar para ver, e se o vídeo abaixo diz algo (já que definitivamente são early-prototypes e devem estar sendo renderizados em PCs) então temos coisa boa vindo por aí..

Saindo do NGP, agora algo sobre a cena hacker do PS3 que realmente ficou pirada com os descobrimentos da chaves mestras do PSP/PS3. O primeiro comentário é o jeito que a Sony anda a combater o que é inevitável já. Sabendo que não tem como arrumar a grande cagada que ela fez, processou o Geohot e o time fail0verflow e lançou um novo firmware, o 3.56. O único problema é que esqueceram que chaves estão na internet e que ninguém mais pode “apagá-las” e o firmware 3.56 foi hackeado no mesmo dia. Boa Sony, continua assim que você consegue (ou não).

E para fechar o post, como eu disse, a cena está bem animada com os novos hacks. Já vi de tudo, desde jogos “alternativos” sendo assinados com a nova chave (permitindo que rodem em firmwares legítimos) até firmwares customizados que permitem fazer tudo que você fazia com o PS3 Jailbreak só que de forma permanente. É Sony, e agora?

About these ads
  1. Sony corra para as colinas!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 271 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: